Realização da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) com o apoio da Universidade de Brasília (UNB)

Data: de 23 a 27/11/2020

TEMA: Impedimentos de Natureza Intelectual, Concepções, Desafios e Inovações

·      Duração: 5 dias (turno vespertino) totalizando 20 h.

·      Transmissão 100% on line

.      Valor da inscrição:  R$ 10,00 


Preço: 10
Quantidade de vagas: 3000
Apresentar no banner da tela principal?: Sim
Tempo de curso (em horas): 20
Conteúdo do curso:

Programação

Abertura: 13h30min

José Turozi (Presidente Apae Brasil)

Dia: 23/11 das 14h às 15h

Palestra 1:   Modelo Funcional e Multidimensional de Deficiência Intelectual da AAIDD (Associação Americana de Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento)

PhD.  James R. Thompson  (AAIDD)

Dra. Maria Amélia Almeida (UFSCAR)

Intervalo das 15h às 15h15min

De 15h15min às 17h15min

1º Painel: Sistemas de apoio segundo a AAIDD;

Drª Iasmin Z. Boueri (UFPR)

2º Painel: Escala de Intensidade da Necessidade de Apoio para Crianças e Adolescentes com Deficiência Intelectual – SIS-C.

Drª Sabrina Fernandes de Castro (UFMS)


Dia: 24/11 das 14h às 15h

Palestra 2:  Diálogo em Família

Família Pasquetti:

Justino Pasquetti 

Marilde Maria Pasquetti 

Maciel Pasquetti 

Júlio Henrique Pasquetti

Intervalo das 15h às 15h15min

De 15h15min às 18h15min

1º Painel: Diferentes olhares sobre a deficiência intelectual: Abordagem psicanalítica;

Dra. Sandra Francesca Conte de Almeida (UnB)

2º Painel: Diferentes olhares sobre a deficiência intelectual: Abordagem histórico-cultural;

Dra. Maristela Rossato (UnB)

3º Painel: Diferentes olhares sobre a deficiência intelectual: Abordagem neurocientífica.

Esp. Viviani Pereira Amanajás Guimarães


Dia: 25/11 das 10h às 12h

Mesa redonda: COVID-19 e pessoas com deficiência: problemáticas teóricas e desafios contemporâneos
Dr. Everton Luís Pereira (UnB)
Me. Cecília Muraro Alecrim (Instituto Apae Brasil)
Me. Diego Ferreira Lima Silva (UnB)

Dia: 25/11 das 14h às 15h

Palestra 3: Avaliação biopsicossocial da deficiência intelectual.

Dr. Heleno Rodrigues Corrêa Filho (UnB)

Intervalo das 15h às 15h15min

De 15h15min às 17h15min

1º Painel: Validação do Índice brasileiro de Funcionalidade Modificado;

Me. Indyara de Araujo Morais (UnB)
Me. Darcisio Hortelan Antônio (UNIP)

2º Painel: 
Implementação do Índice brasileiro de Funcionalidade Modificado como modelo de avaliação da deficiência.
Juliana Rodrigues Sigolo (Feapaes-SP)


Dia: 26/11 das 14h às 15h

Palestra 4: Defesa de direitos das pessoas em situação de deficiência com impedimentos de natureza intelectual frente aos atuais paradigmas de direitos humanos.

Dr. Jorge Amaro de Souza Borges (UFRGS)

Intervalo das 15h às 15h15min

De 15h15min às 17h15min

1º Painel: Formação Conceitual da Defesa de Direitos no Brasil;

Me. Erivaldo Fernandes Neto (Instituto Apae Brasil)

2º Painel: Sistema de Garantias dos Direitos das Pessoas com Deficiência – A importância dos marcos jurídicos na efetivação dos direitos.

Moisés Bauer Luiz (CRPD)


Dia: 27/11 das 14h às 15h

Palestra 5: O modelo social da deficiência: autogestão e da autodefensoria das pessoas com deficiência intelectual

Dra. Annie Redig (UERJ)

Intervalo das 15h às 15h15min

De 15h15min às 17h15min

1º Painel: Mobilização social na perspectiva dos direitos humanos das pessoas com deficiência intelectual

Dr. Wederson Rufino dos Santos (INSS)

2º Painel: As organizações sociais como rede de apoio à autonomia da pessoa com deficiência intelectual

Marcia Carvalho Rocha (Feapaes- BA)

17h30min às 18h30min

A voz dos protagonistas

Romeu Ferreira dos Santos Neto (Apae Belém)

Gilsinei Cesar da Rosa (Apae de Portão/RS)

Ana Carolina Prata ( Apae de Salvador/BA)

John Lenon Batista da Silva Rosa (Apae Ivinhema/MS)

Sirlene dos Santos Silva (Apae de Serra/ES)


O curso se direciona aos profissionais da área da educação que desenvolvem trabalhos voltados a escola inclusiva, que tem dentro de suas atribuições promover a inclusão escolar por meio de um serviço que traz suporte para as pessoas com deficiência aprimorarem seus conhecimentos através de um conteúdo com perspectivas de crescimento iguais para todos os alunos. 

Preço: 30
Quantidade de vagas: 100
Apresentar no banner da tela principal?: Não
Tempo de curso (em horas): 40
O que você irá aprender:
MÓDULO 1 - CONCEITO DE AUTISMO
. Autismo e educação inclusiva;
. Dicas de leitura;
. Poema "um sonho".

MÓDULO 2 - APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
. A construção do pensamento da criança com deficiência
intelectual e seus estágios;
. O estágio sensório - motor;
. Comparando as abordagens construtivistas e não - construtivistas.

MÓDULO 3 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
. Como podem se articular os professores no cotidiano escolar.

MÓDULO 4 - A TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE AO CURRÍCULO

MÓDULO 5 - A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: ESTUDO DE CASO
Conteúdo do curso:

MÓDULO 1 - CONCEITO DE AUTISMO

MÓDULO 2 - APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

MÓDULO 3 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO 

MÓDULO 4 - A TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE AO CURRÍCULO

MÓDULO 5 - A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: ESTUDO DE CASO

O curso Introdução aos estudos da Estimulação Precoce é um programa destinado aos colaboradores da rede APAE e todos os profissionais que trabalham com crianças de 0 a 3 anos com o objetivo de incentivar a implantação e implementação de um programa visando melhorar o desenvolvimento do público infantil.

Preço: 0
Quantidade de vagas: 200
Apresentar no banner da tela principal?: Sim
Tempo de curso (em horas): 20
O que você irá aprender:
1) APONTAMENTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL;

2) SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM;

3) DESENVOLVIMENTO MOTOR;

4) DIRETRIZES, ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA: SUGESTÕES AOS PROGRAMAS DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE;

5) SUGESTÃO DE PLANO DE ATENDIMENTO DIÁRIO - ESTIMULAÇÃO PRECOCE;
Conteúdo do curso:
MÓDULO 1 - ESTIMULAÇÃO PRECOCE – UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS

MÓDULO 2 - APONTAMENTOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

MÓDULO 3 - DIRETRIZES, ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA: SUGESTÕES AOS PROGRAMAS DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE

MÓDULO 4 - O USO DA TECNOLOGIA NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS

MÓDULO 5 - A ESTIMULAÇÃO PRECOE NA ESCOLA, OUTROS LOCAIS DE ATENDIMENTO E EM CASA